fbpx

O Legado de Bernd Isert e a Revolução Metaforum

O ano era 2012, eu vinha vivendo uma nova fase em minha vida, havia descoberto a PNL e o Coaching e estava já a um ano e pouco fazendo o caminho do “formação atrás de formação”, almejando um espaço no mercado e um pouquinho mais da maturidade emocional e espiritual.

Bendito foi aquele fim de semana, o módulo final da minha formação em Practitioner PNL com Plinio de Souza pela Ápice Desenvolvimento. Esse era um módulo facultativo, um capítulo extra na formação que trazia um professor estrangeiro para nos dar uma visão diferente da PNL e suas aplicações. Eis que um senhor careca e de aparência muito simpática chega e se apresenta: “Olá a todos! Me chamo Bernd Isert e serei o professor de vocês durante esses próximos 3 dias”

Quem conheceu Bernd já deve ter uma idéia de onde estou querendo chegar, quem não o conheceu, já vai entender! Bernd Isert é o idealizador e fundador do Metaforum Internacional, criador e mestre do método Coaching Integrativo Sistêmico, um método reconhecido mundialmente e que transformou a vida de milhares de pessoas.

Aquele fim de semana, eu como um simples expectador não podia dizer, mas quando me sentei na mesa para ser coachee dele pela 1ª vez, eu compreendi: a forma que aquele homem via e entendia o ser humano e o mundo, estava muito além do que um dia eu pude imaginar como possível. Sua genialidade me foi apresentada com uma sutileza única e uma conexão simples e profunda e a partir dali eu começaria um novo capítulo na minha vida, pois foi naquele dia que eu soube que a mudança interna, o transformar-se, tem uma linguagem, um idioma próprio e uma gramática e se até então eu não havia percebido isso, felizmente, tive a chance de perceber com uma das pessoas mais fluentes naquele idioma.

Depois daquele fim de semana, minha vida foi um caminhar ansioso até o dia que eu pudesse aprender com aquele sábio senhor novamente. Descobri o Metaforum, um evento de 20 dias que ocorria anualmente no Brasil e na Itália, onde as 3 frentes do trabalho de Bernd se integravam, Coaching, PNL e as Constelações Sistêmicas, além de outras coisinhas mais…

Hoje em dia ainda me pergunto: O que exatamente será que Bernd queria quando criou o Metaforum? Criar uma comunidade de vanguarda com pensadores sistêmicos e filósofos das relações humanas? Talvez ele quisesse um local de integração entre todas as técnicas, um local que fomentasse novas possibilidades e descobertas? ou talvez ele simplesmente quisesse uma família, um lar onde ele pudesse ser a melhor e mais ousada versão dele mesmo? Não sei dizer com precisão, apenas posso dizer que ele conseguiu todas as alternativas acima e muito mais…

Em 2014, quando tive a oportunidade de estar no Camp de Verão do Brasil pela primeira vez, fiquei absolutamente encantado. A energia daquele evento parecia ter vida própria. Antes de tudo, afinidade instantânea com inúmeras pessoas. Estranhos, que num piscar de olhos, viraram confidentes. Em segundo, um ar diferente, um clima, algo forte e perceptível, porém sutil o suficiente para passar desapercebido pelos olhos (e coração!) de um pensador linear insensível. Muito sério isso! Acho que só estando lá para perceber e sentir, porém posso dizer com segurança, naquele campo, naquele sistema, se estiver guardado para ser curado, saltará diante dos teus olhos. Não tem como correr!

Mas também, o que esperar? Qual o resultado é possível se ter quando se coloca 300 pessoas juntas por 20 dias, todos estudiosos do comportamento humano, psicólogos, coachs, terapeutas, consultores, gestores, médicos, pessoas abertas e dispostas a ajudar, em sua grande maioria espiritualistas bondosos e dedicados… Aí adiciona-se a natureza, a diversão, o conteúdo de ponta e um simples comando: PRATIQUEM TUDO QUE APRENDEREM EM SI MESMOS, UNS NOS OUTRO O MÁXIMO QUE PUDEREM.

Eis que uma egrégora se forma, o campo vira um intenso catalizador de mudanças e a limpeza e a transformação ocorrem, queira você queira ou não queira. Chega a ser engraçado, num dia você pensa, no outro acontece… num dia você chora, no outro agradece… um carrossel de desafios da alma, “olhe nos olhos do Dragão”, Bernd costumava dizer! E assim é, se você estiver pronto, talvez você tenha a chance de ver como ele via, percebendo que o Dragão nada mais é que uma sombra de um potencial maravilhoso que reside dentro de você.

E assim foi comigo, cheguei uma pessoa e sai outra. Em meus 20 dias, compreendi meus pais, remodelei minha visão da família, minha visão do amor, cuidei de traumas, medos, aflições, fiz e refiz projetos, ajudei indivíduos a fazerem o mesmo, a se reinventarem, a se curarem… me nutri e auxiliei a nutrição alheia, fiz amigos pra vida e conheci métodos e práticas que revolucionaram a minha história e a vida de muitos daqueles que me cercavam.

Hoje estou aqui, escrevendo esse depoimento, grato e realizado por um dia ter cruzado o caminho de Bernd Isert, por um dia ter vivido isso que ele idealizou, a experiência única e maravilhosa que é estar no Metaforum.

Gratidão, querido amigo! Onde quer que você esteja, tenha com você, seu trabalho e sonho continuarão mudando vidas e direcionando a humanidade para um lugar melhor… Gratidão, querido amigo.

 

Conheça os cursos disponíveis no Metaforum Brasil 2019 e inscreva-se!
http://metaforumbrasil.com/metaforum/

 

Zeca Ruiz,

Graduado em Design pela FACAMP, Pós-Graduado em Gestão e Estratégia de Empresas pela UNICAMP, Empreendedor, Master Coach certificado ICI, Master Practitioner em PNL, Facilitador de Constelações, Consultor de Empresas  e sócio proprietário na filial brasileira da empresa europeia de treinamentos MDI Trainings, responsável pela realização do Metaforum Internacional no Brasil. Fluente em Português, Espanhol e Inglês, Zeca tem por objetivo de vida, poder oferecer, como facilitador de constelações ou como consultor, um bom exemplo de integração entre as abordagens do Design Thinking, os Conceitos Sistêmicos e hipno-sistemicos e o empreendedorismo organizacional sistêmico.

 

2019-01-21T14:24:46+00:00