fbpx
Formação Básica em Comunicação Não Violenta (CNV) 2018-08-20T11:44:47+00:00

Formação Básica em Comunicação Não Violenta (CNV)

Você cansou dessas discussões em que cada um só quer mostrar que o outro está errado e que acabam sem resolver nada? Quer aprender a conversar sem perder a sua paz e a se relacionar de uma forma mais verdadeira e empática com os outros?

O que é?

Neste Curso Básico de Comunicação Não Violenta, a gente te mostra um caminho poderoso para você aprender a se expressar de uma forma autêntica, assertiva e eficaz, para que você possa falar sua verdade de um jeito que aumente as chances do outro te escutar. Esse caminho também te prepara para compreender melhor os motivos mais profundos por trás dos comportamentos dos outros. E, ainda, você aprende uma forma de lidar com suas emoções desafiadoras como, por exemplo, a raiva e a culpa, e a criar mais paz e menos estresse na vida.

  • Criar um clima de cooperação, valorização
  • Conhecer formas que ajudem a conduzir conversas e discussões difíceis de maneira construtiva
  • Ter mais segurança para lidar com pessoas que você considera difíceis, raivosas e desafiadoras
  • Entender melhor os motivos de comportamentos agressivos
  • Auto-gerenciamento em situações de estresse e situações com emoções fortes
  • Obstáculos na comunicação, reações possíveis a uma crítica
  • A mágica da escuta empática
  • A expressão autêntica – os quatro componentes da CNV
  • Tirar o filtro mental – observar sem avaliar
  • Clareza na comunicação – distinguir sentimentos e pensamentos
  • Ampliar possibilidades de escolha – distinguir necessidades e estratégias
  • Linguagem de ações positivas – a arte de pedir
  • A prática de diálogos autênticos empáticos
  • Colocar limites de uma maneira empática
  • Como lidar com o “não” do outro
  • O poder da escolha e a responsabilidade na CNV
  • Comemorando a vida – valorização e gratidão
  • Empatia para pessoas agressivas e desafiadoras
  • Por que eu sinto o que você sente? – neurosciência e empatia além das palavras
  • Gerenciamento de sentimentos fortes, como raiva

O criador desse processo é o psicólogo norte-americano Dr. Marshall Rosenberg. Tendo crescido em um bairro turbulento de Detroit, se interessou por novas formas de comunicação para criar alternativas pacíficas de diálogo que amenizassem o clima de violência com o qual conviveu. A Comunicação Não Violenta foi o resultado de sua especialização em psicologia social, de seus estudos de religião comparada e de suas vivências pessoais. Em 1984, o Dr. Rosenberg fundou, na Califórnia, o “Center for Nonviolent Communication” (CNVC), que se transformou em uma grande organização internacional sem fins lucrativos, com centenas de pessoas habilitadas a dar treinamento em trinta países, entre eles o Brasil. Seu livro virou um best-seller internacional.

Rosenberg, Marshall B. (2006): Comunicação não-violenta – técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora Agora.

“A CNV é um verdadeiro despertar de consciência interior e exterior. Ela nos permite enxergar além das palavras e apreciar a beleza da necessidade. Sven, com uma maestria inigualável, consegue nos conduzir passo-a-passo pelos caminhos da observação,  sentimento, necessidade, pedido e empatia com muita diversão, entrega, liberdade e conexão. A presença que Sven traz ao curso é ÚNICA e INTEIRA. Sven,  sou muito grata a você pelo aprendizado que me oportunizou e pelas lágrimas de felicidade e plenitude que me fez derramar, no momento em que acessei a minha divindade. Sinto agora, no peito, a alegria de estar consciente da luz que sou, quando falo como uma girafa. Axé!”
Daniella Dutra | Biomédica/Coach | Salvador-Ba

“Inicialmente o que me motivou a fazer o curso de Comunicação não-violenta foi a curiosidade. Fui para ver do que se tratava, pois o nome me pareceu interessante. Mas, logo que o curso começou a curiosidade foi dando lugar a surpresa e à certeza de que estava no lugar certo no momento certo de minha vida. As práticas aplicadas foram momentos mágicos para mim. Nelas pude identificar comportamentos, sentimentos e necessidades que jamais tinha prestado atenção em mim mesma. Foram momentos de autoconhecimento e de partilha com o grupo. Durante o curso pude conhecer exatamente o significado da palavra empatia, pois Sven nos deu a melhor das lições: seu próprio exemplo.”
Luciene Cardoso – Designer – São Paulo

“Eu estou absolutamente feliz com a participação do curso de CNV. Na minha vida pessoal mudou a minha maneira de ver a vida e as pessoas. A questão de nos concentrarmos nos fatos e não nas nossas interpretações já faz uma enorme diferença na minha capacidade empática. Os meus atendimentos terapêuticos, também se modificaram, estou olhando os meus pacientes de forma empática e isso clareia muito a condução dos casos. Gostei muito da didática do Sven. Ele foi construindo o conteúdo dentro de nós de forma emocionante, cuidadosa, dando explicações com o maior número de recursos que pode nos oferecer até que sentisse que estava claro para nós. Emocionei-me muitas vezes no curso, em momentos variados. Parabéns pela capacidade e habilidade de ensinar. Indicaria e indico este curso do Sven, pra todas as pessoas que conheço e também pra quem não conheço e diria a todos, aproveitem muito porque o Sven é simplesmente um maravilhoso facilitador, além de um Ser Humano bárbaro, que não tem medo de se mostrar. Um grande abraço de girafa Sonia.”
Sônia Toledo – Psicóloga – SP/Capital

Trainer

É treinador internacional de Comunicação Não Violenta, Comunicação Intercultural e Mediação de conflitos. Já foram seus clientes na Alemanha o exército alemão e o governo da Bavária. No Brasil trabalha para empresas (Banco do Brasil), tribunais (TCU, STJ, TJDFT) e ministerios (MPDFT, MPT) e prefeituras (Campinas, São José dos Campos, …).

Trabalha com comunicação há 18 anos. É facilitadora de CNV, jornalista, coach da linha ontológica e especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Vargas (FGV-SP). Investiga a linguagem como caminho de desenvolvimento humano: além da CNV, também auto-compaixão e ontologia da linguagem.

Detalhes

12 a 17 de fevereiro de 2019