fbpx
Practitioner do Modelo de Validação Humana de Virginia Satir 2018-12-06T15:20:20+00:00

A Jornada do Herói, baseada no Modelo de Validação Humana de Virginia Satir

Formato: Palestras, pequenos grupos de trabalho, exercícios, demonstrações, aprendizado experimental e sessões de habilitação prática. Os trabalhos serão realizados em grupos e em tríades.

Certificação: Todos os participantes que concluírem o treinamento deverão apresentar um pequeno projeto de integração do conhecimento para receber o certificado como practitioner do Modelo Satir pelo Instituto Virginia Satir da Alemanha.

VISÃO GERAL

O Modelo Satir: Um processo transformacional de cura, congruência e plenitude.
1. Facilitar experiências de aumento de autoestima
2. Facilitar congruência externa e interna
3. Externalizar processos de superação internos
4. Focar o problema em metas positivamente direcionadas
5. Desenvolver comprometimento para a mudança

Programação e Conteúdo:

  • Introdução e Aplicação dos Fundamentos do Sistema Terapêutico do Modelo Satir;
  • Criação do Mapa Satir de 3 gerações familiares;
  • Mapa da família de origem – o seu próprio mapa e aprender a trabalhar e identificar os seus impactos;
  • Roda de recursos;
  • Introdução ao Modelo Satir de Comunicação;
  • Posturas de Sobrevivência;
  • Padrões de comunicação e superação familiares;
  • Avaliação de forças e recursos;
  • Modelo Iceberg;
  • Conscientização das regras familiares;
  • Transformação do impacto das regras familiares;
  • Resolução do conflito interno e integração de novos recursos.

Esse curso é o resultado de uma parceria entre o Metaforum Brasil e o Instituto Virginia Satir do Brasil.
Saiba mais: virginiasatir.com.br

Instituto Parceiro que apoia essa iniciativa: SEMILLA

O Modelo Satir :

Criado por Virginia Satir, no início da década de 60. É validado e reconhecido como a base para muitos dos grandes pensadores e criadores de algumas das principais correntes no desenvolvimento humano da nossa atualidade, como por exemplo: Terapia Familiar, Programação Neuro Linguística e Constelação Familiar.

Pressupõe uma visão sistêmica do relacionamento humano, onde os padrões herdados e aprendidos na família se constituem a base de todos as interações. Busca uma comunicação e integração criativa entre as diversas partes existentes no ser humano. Parte da visão de que o ser humano está em construção e o trabalho de crescimento é a busca desta humanidade, através da congruência internacional sistêmica.

É por isso que é chamado do Modelo de Validação Humana. O objetivo maior de sua criadora foi “promover a paz interior e a paz entre as pessoas”, através da melhoria dos relacionamentos com as diversas partes de si mesma e com os outros. Podemos pontuar que os cursos no Modelo Satir são experienciais e de profunda auto reflexão, o que na tradição original de Virginia Satir focava no auto desenvolvimento e no processo de crescimento pessoal do self do terapeuta/coach.

É um caminho que permite que o terapeuta e coach cresçam como pessoas e se tornem mais congruentes em tantas áreas quanto lhes for possível. O Modelo Satir é uma escola de vida que permite a cada participante crescer como pessoa e liberar energias vinculadas e bloqueadas por velhos aprendizados, velhas crenças limitantes e antigas percepções e crescer mais e mais em seu self autêntico através de novas formas de comunicação e interação.

As crenças que validam o Modelo Satir :

A – As pessoas são milagres e dignas de amor.
B – Cada pessoa é uma manifestação da força da vida e lhe foi dado o dom do espirito interno.
C – Mudar é possível.
D – Nós temos escolhas, especialmente em termos de responder aos eventos ao invés de reagir a eles.
E – Podemos nos conectar nas bases de nossas semelhanças e crescer nas bases de nossas diferenças.
F – Quando recebemos novas informações temos novas possibilidades.
G – O problema não é sair do problema. É a maneira como lidamos com o problema.
H – Por trás de cada comportamento há uma intenção positiva.

Confira no vídeo abaixo a entrevista de Steve Gilligan com Eva Wieprecht a respeito do mágico trabalho de Virginia Satir e do Instituto Virginia Satir na Alemanha.

Clique e assista a entrevista com Eva para a Radio Mundial.

Sobre a Trainer

Eva Wieprecht

  • Diretora do Instituto Internacional Virginia Satir, da Alemanha, Colônia;
  • Trainer Certificada no Programa de Enriquecimento (Enriching Program) – baseado nos ensinamentos de Virginia Satir, por Sharon Loeschen;
  • Desenvolveu os Sete Estágios Sistêmicos de Satir;
  • Desenvolveu as Práticas de Integração do Movimento Somático (SMIP);
  • Trainer e Teamleader na abordagem do Modelo Satir – Modelo de Validação Humana;
  • Conduz coreografias e esculturas;
  • Desenvolveu “A Magia de Satir”: um programa de 12 dias de Certificação como Practitioner no Modelo Sistêmico de Satir (IVSG);
  • Desenvolveu “A Magia de Satir”: um programa de 12 dias de Certificação como Masterpratitioner no Modelo Sistêmico de Satir;
  • Desenvolveu o Programa Jornada da Heroína;
  • Cocriadora com Xiaobing Chu do Programa Honrando seu Herói Interior;
  • Coach e Consultora Hipnosistêmica Certificada pelo Instituto Milton Erickson de Heidelberg, Alemanha, por Dr. Gunther Schmidt;
  • Treinada extensivamente em Transe Generativo e Psicoterapia de Relações com o Self (Selfrelations) pelo Dr. Stephen Gilligan;
  • Trainer Assistente no Programa de Coaching Generativo desenvolvido pelo Dr. Stephen Gilligan e Robert Dilts;
  • Coach e Master Trainer Certificada em PNL – Califórnia, UCSC-NLPU, treinada por Robert Dilts, Judith DeLozier, Suzie Smith, Michael Colgrass, Sid Jacobs;
  • Trainer Certificada em PNL, DVNLP, Alemanha;
  • MBA pela Universidade de Colônia, Alemanha;
  • Consultora Internacional, Trainer e Coach sistêmica especializada em coaching para empresas familiares.

Começou sua carreira no setor bancário e mudou para a indústria de consultoria com seu MBA (Universidade de Colônia) em Marketing e Gestão de RH e Consultoria para Desenvolvimento de Negócios e Projetos de Reengenharia de Processos de Negócios. Possui forte histórico de liderança que vem de gerir uma empresa familiar no segmento de serviço e gerenciamento de instalações, sendo responsável por mais de 2000 funcionários de meio período e período integral.

Coach dentro dos conceitos hipnosistêmicos em coaching e desenvolvimento de negócios (Dr. Gunther Schmidt, Heidelberg). Amplamente qualificada em Relações com o Self (Selfrelation), Coaching Generativo e Transe Generativo com Dr. Stephen Gilligan, bem como na Abordagem do Modelo Satir, Programa de Enriquecimento (Enriching Program) e Reconstrução Familiar (Family Reconstruction) pela Mastertrainer Dra. Maria Gomori e Sharon Loeschen da Rede Global de Virginia Satir, e se tornou uma trainer internacional, cocriadora e líder na abordagem sistêmica de Estágios de Satir, conduzindo esculturas e coreografias, bem como programas combinados de integração de movimento somático, modelo sistêmico Satir e transe generativo.

Certificada como Master trainer em PNL pela NLPU (Robert Dilts, Judith DeLozier, C.A.-EUA).

Trabalha mundialmente com expertise especial em abordagens centradas no corpo, como expert no Modelo Satir, facilitadora de práticas de integração de movimento somático (Somatic Movement Integration Practice – SMIP), coach e trainer hipnosistêmica, bem como coach em Transe Generativo.

Conduz os trabalhos nos idiomas alemão e inglês.

Membro da GLC (Associação Global de trainers certificados pela NLPU), da DVNLP (Associação Alemã de PNL), do Fórum für Werteorientierung (Comunidade que compartilha ética de trabalho específica para trainers) e afiliada à Rede Global de Satir.
O Instituto Internacional Virginia Satir da Alemanha, Colônia iniciou atualmente suas atividades em três locais: Montevidéu-Uruguai; São Paulo- Brasil e Novosibirsk – Rússia.

Trainer

Eva trabalha globalmente com um expertise especial para o trabalho com empresas familiares e abordagem focada no corpo como uma expert no modelos Sistêmico de Satir. Facilitadora de práticas do trabalho de integração de movimentos somáticos (Somatic Movement Integration – SMIP); trainer assistente no trabalho de mudança generativa, uma treinadora e coach hipnosistêmica, assim como uma coach em transe generativo.

Detalhes

02 a 07 de fevereiro de 2019

Metafoum Internacional.