fbpx
Treinamento Avançado de Psicologia Positiva 2018-08-21T11:37:32+00:00

Treinamento Avançado de Psicologia Positiva

Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da Psicologia Positiva.

Neste treinamento exclusivo, você vai aprender todos os conceitos básicos e métodos da psicologia positiva e suas principais aplicações, tais como o desenvolvimento pessoal, terapia, coaching e aconselhamento, educação, formação e negócio.

Objetivo e propósito

O treinamento avançado de Psicologia Positiva aprofunda os elementos do Treinamento Básico e permite aos participantes ensinarem Psicologia Positiva de forma básica dentro de sua estrutura. Os participantes da oficina avançada devem ter concluído a Formação Básica ou ter as qualificações adequadas. O objetivo deste treinamento é dar uma visão geral dos diferentes campos da Psicologia Positiva e de como usa-la nesses lugares.

Certificação

Os participantes, que realizaram o Workshop básico e avançado de Psicologia Positiva obtêm um certificado pela Metaforum International, pelo Instituto de Psicologia Positiva e Mentalcoaching (IPPM) e da Associação Austríaca de Psicologia Positiva (APPA). Esses estarão capacitados a ensinar princípios básicos de Psicologia Positiva em suas redes profissionais.

Conteúdo do Curso Básico

9.00 AM – 1.00 PM
Maquiagem da Psicologia Positiva e O que Significa Aplicar e Ensinar Psicologia Positiva

2.00 PM – 6.00 PM
Psicologia Positiva na Escola e Instituições Educacionais (Norrish, 2015; Seligman, 2011)
Exercícios para Escolas e Instituições Educacionais

9.00 AM – 1.00 PM
Manhã de exercício introduzindo liderança positiva
O modelo de liderança positiva de Kim Cameron (Cameron, 2012, 2013)
Estratégias positivas de liderança
Excursus: outros modelos:

  • Perma Lead (Ebner 2016)
  • Capital psicológico (Luthans et al, 2006)

2.00 PM – 6.00 PM
Ferramentas de liderança positiva (Cameron, 2012, 2013)
Como estabelecer liderança positiva

9.00 AM – 1.00 PM
Manhã de exercício introduzindo saúde positiva
Introdução Básica – Saúde e Psicologia Positiva (Seligman, 2008)
Cinco elementos-chave de um programa de saúde positivo
Coma, Mova, durma, medite, pense e aja positivo (Rath, 2013; Streit, 2016)
Psicologia Positiva e Nutrição (Hanson, R., & Mendius, R. (2009). Rath, 2013)

2.00 PM – 6.00 PM
Exercícios práticos:

  • Psicologia Positiva e Mudança (Hefferon 2013)
  • Psicologia Positiva e Dormir (Rath, 2013; Ross, E., 1972)
  • Psicologia e meditação positiva (Esch, 2013; Fredrickson 2015)

Um Modelo Geral de Saúde Positiva (Esch, 2013)

9.00 AM – 1.00 PM
Introdução à Psicoterapia Positiva (Rahid 2008, Streit)

  • Elementos de uma terapia em grupo

2.00 PM – 6.00 PM

  • Elementos de uma Terapia Única

Apresentando Coaching Positivo (Biswas Diener 2010)

  • Coaching Positivo: Configuração (Streit, 2016)
  • Elementos-chave de Treinamentos Positivos – Exercícios Práticos

9.00 AM – 1.00 PM
Pesquisa positiva (Ruch, 2006; Veenhofen, 2010; Fredrickson, 2015; Diener & Biswas-Diener, 2011; Keyes, 2002)
Ensino PERMA Parte I

  • Requisito básico: auto-compaixão
  • A importância da Ressonância

2.00 PM – 6.00 PM
Ensino PERMA Parte II

  • Comunicação Constructiva Ativa
  • Mentalidade de crescimento
  • Objetivos do Everest

Apresentações
Fechamento do Workshop Avançado: Cerimônia de Certificação

Antonovsky, A., & Franke, A. (1997). Salutogenese: Zur Entmystifizierung der Gesundheit. Forum für Verhaltenstherapie und psychosoziale Praxis: Vol. 36. Tübingen: DGVT-Verl.

Bandura, Albert (1994): Self-efficacy. In: Ramachaudran, V. S. (Hrsg.): Encyclopedia of human behavior. New York: Academic Press, S. 71–81.

Baumeister, R. F., & Vohs, K. D. (2002). The pursuit of meaningfulness in life. Handbook of positive psychology, 608-618.

Bergsma A, Veenhoven R (2011). “The happiness of people with a mental disorder in modern society”. Psychology of Well-Being; Theory, Research & Practice. 1 (2). Retrieved 16 April 2013.

Bergsma A, Ten Have M, Veenhoven R, De Graaf R (2011). “Happy life expectancy associated with various mental disorders” (PDF). Netherlands Journal of Psychology. 66 (1): 33–36. Retrieved 16 April 2013.

Biswas-Diener, R. (2010). Practicing Positive Psychology Coaching: Assessment, Activities and Strategies for Success. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons. Inc.

Cameron, K. (2012). Positive Leadership: Strategies for Extraordinary Performance. San Francisco: Berrett-Koehler Publishers.

Cameron, K. (2013). Practicing Positive Leadership: Tools and Techniques That Create Extraordinary Results. San Francisco: Berrett-Koehler Publishers.

Cooperrider, D., & Whitney, D. D. (2005). Appreciative Inquiry: A Positive Revolution in Change. San Francisco: Berrett-Koehler Publishers Inc.

Czikszentmihalyi,M. (2008). Flow. Köln: Klett-Cotta

Czikszentmihalyi,M. (2012). Flow im Beruf: das Geheimnis des Glücks am Arbeitsplatz. Köln: Klett-Cotta

Deci, E. L., & Ryan, R. M. (2010). SelfDetermination. John Wiley & Sons, Inc.

Diener, E. (2000). Subjective well-being: The science of happiness and a proposal for a national index. American psychologist55(1), 34.

Diener, E. & Biswas-Diener, R. (2011). Happiness: Unlocking the Mysteries of Psychological Wealth. Malden: Blackwell Publishing.

Duckworth, A., & Gross, J. J. (2014). Self-control and grit related but separable determinants of success. Current Directions in Psychological Science, 23(5), 319-325.

Dweck, C. (2016). Selbstbild: Wie unser Denken Erfolge oder Niederlagen bewirkt. München, Berlin: Piper Verlag GmbH.

Ebner, M. (2016) Positive Leadership und Coaching. Coaching Magazine 3/2016

Emmons, R. A. (2003). Personal Goals, Life Meaning and Virtue: Wellsprings of a Positive Life. Flourishing: Positive Psychology and the Life Well-Lived, 105-128.

Emmons, R. A. (2008). Vom Glück dankbar zu sein: Eine Anleitung für den Alltag. Frankfurt/Main: Campus-Verlag.

Esch, T. (2013). Die Neurobiologie des Glücks: wie die Positive Psychologie die Medizin verändert. Stuttgart: Georg Thieme Verlag.

Esch, T. (2014). The neurobiology of meditation and mindfulness. In Meditation–Neuroscientific Approaches and Philosophical Implications (pp. 153-173). Springer International Publishing.

Frankl, V. E. (1985). Man’s search for meaning. New York: Simon and Schuster.

Fredrickson, B. L. (2001). The role of positive emotions in positive psychology: The broaden-and-build theory of positive emotions. American psychologist,56(3), 218.

Fredrickson, B. L. (2009). Positivity: Groundbreaking Research Reveals How to Embrace the Hidden Strengths of Positive Emotions, Overcome Negativity, and Thrive. New York: Crown.

Fredrickson, B. (2013). Love 2.0: How Our Supreme Emotion Affects Everything We Feel, Think, Do, and Become. New York: Hudson Street Press.

Fredrickson, B. L. (2004). The broaden-and-build theory of positive emotions. Philosophical transactions-royal society of london series b biological sciences, 1367-1378.

Fredrickson, B. L. (2013). Positive emotions broaden and build. Advances in experimental social psychology47, 1-53.

Fredrickson et al., (2015). PLoS ONE 10(3): e0121839. doi:10.1371/journal.pone.0121839

Garland, et al., Fredrickson (2015). Psychological Inquiry, 26, 293-314.

Fredrickson, B.L. (2016). Why Prioritize Positivity? http://www.positivepsychologycanada.com. European Conference on Positive Psychology

Hanson, R. & Mendius, R. (2009). Buddha`s brain: The practical neuroscience of happiness, love, and wisdom. Oakland, CA: New Harbinger Publications.

Hefferon, K. (2013). Positive Psychology and the body: the somatopsychic side to flourishing

Hüther, G. (2015). Etwas mehr Hirn, bitte: Eine Einladung zur Wiederentdeckung der Freude am eigenen Denken und der Lust am gemeinsamen Gestalten. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht GmbH & Co. KG.

Keyes, C. L. (2002). The Mental Health Continuum: From Languishing to Flourishing in Life. Journal of Health and Social Behavior, 43(2), 207-222. Retrieved from http://www.jstor.org/stable/3090197

Krause, F.; Storch, M., (2010). Ressourcen aktivieren mit Unbewußten. Manual und ZRM Bilddatei. Bern: Hans Huber.

Luthans, F., Youssef, C. M., & Avolio, B. J. (2007). Psychological capital: Developing the human competitive edge. New York: Oxford University Press.

Maslow, A. (1987). Motivation and Personality (3rd ed.). New York, NY: Harper & Row

Neff, K. D., & Germer, C. K. (2013). A pilot study and randomized controlled trial of the mindful self‐compassion program. Journal of clinical psychology,69(1), 28-44.

Neff, K. D., & Vonk, R. (2009). Selfcompassion versus global selfesteem: Two different ways of relating to oneself. Journal of personality, 77(1), 23-50.

Niemiec, R. M., Rashid, T., & Spinella, M. (2012). Strong mindfulness: Integrating mindfulness and character strengths. Journal of Mental Health Counseling, 34(3), 240.

Norrrish, J. (2015).  Positive Education: The Geelong Grammar School Journey. New York, Oxford: Oxford University Press.

Omer, H. (2004) Non-violent resistance. Cambridge: Cambridge University Press.

Omer, H. Streit, P. (2016). Neue Autorität: Das Geheimnis starker Eltern. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht GmbH & Co. KG.

Peterson, C., & Seligman, M. E. P. (Eds.). (2004). Character Strength and Virtues: A Handbook and Classification. New York, Oxford: Oxford University Press.

Peterson, C. (2006). A Primer in Positive Psychology. New York, Oxford: Oxford University Press.

Rashid, T. (2008). Positive Psychotherapie. In S.J. Lopez (Ed.), Positive psychology. Exploring the best in people (pp.18-217). Westport,Conn. (u.a.): Praeger

Rashid, T., Anjum, A., Lennox, C., Quinlan, D., Niemiec, R. M., Mayerson, D., & Kazemi, F. (2013). Assessment of character strengths in children and adolescents. In Research, applications, and interventions for children and adolescents (pp. 81-115). Springer Netherlands.

Rashid, T., &Seligman, M. E. P. (2013). Positive Psychotherapy. In R. J. Corsini & D. Wedding (Eds.), Current Psychotherapies (10th ed.). Belmont, SA: Cengage.

Rashid, T. (2015). Positive psychotherapy: A strength-based approach. The Journal of Positive Psychology, 10(1), 25-40.

Rath, T. (2013). Eat Move Sleep: How Small Choices Lead to Big Changes. Missionday, LLC.

Reivich, K. J., Seligman, M. E., & McBride, S. (2011). Master resilience training in the US Army. American Psychologist, 66(1), 25-34.

Rossi, E. (1972/2000). Dreams, consciousness & spirit: The quantum experience of self-reflection and cocreation (3rd ed. Of Dreams & the growth of personality). New York: Zeig, Tucker, Theisen.

Ruch, W., Martínez-Martí, M. L., Proyer, R. T., & Harzer, C. (2014a). The Character Strengths Rating Form (CSRF): Development and Initial Assessment of a 24-Item Rating Scale to Assess Character Strengths. Personality and Individual Differences, 68, 53-58.

Ruch, W., Weber, M., Park, N., & Peterson, C. (2014b). Character Strengths in Children and Adolescents: Reliability and Initial Validity of the German Values in Action Inventory of Strengths for Youth (German VIA-Youth). European Journal of Psychological Assessment, 30, 57–64

Ruch, W. (Ed.). (1998). The sense of humor: Explorations of a personality characteristic (Vol. 3). Berlin: Walter de Gruyter.

Rutter, M. (1987). Psychosocial resilience and protective mechanisms [Special report]. The American Journal of Orthopsychiatry, 57(3), 316-331.

Ryff, C. D. (1989). Happiness is everything, or is it? Explorations on the meaning of psychological well-being. Journal of personality and social psychology57(6), 1069.

Ryff, C. D. (1995). Psychological well-being in adult life. Current directions in psychological science, 99-104.

Ryff, C. D., Singer, B. H., & Love, G. D. (2004). Positive health: Connecting well-being with biology. Philosophical Transactions-Royal Society of London Series B Biological Sciences, 1383-1394.

Seligman, M. E. (2002). Authentic happiness: Using the new positive psychology to realize your potential for lasting fulfillment. New York: Simon and Schuster.

Seligman, M. E. (2008). Positive health. Applied Psychology57(s1), 3-18.

Seligman, M. E. (2011). Flourish: A visionary new understanding of happiness and well-being. New York: Free Press.

Seligman, M. E., Railton, P., Baumeister, R. F., & Sripada, C. (2016). Homo Prospectus. New York, Oxford: Oxford University Press.

Siegel, D. J. (2010). The Mindful Therapist: A Clinician’s Guide to Mindsight and Neural Integration. New York: WW Norton & Company Inc.

Siegel, D. J., & Bryson, T. P. (2011). The Whole-Brain Child: 12 Revolutionary Strategies to Nurture Your Child’s Developing Mind. New York: Random House Inc.

Streit, Ph. (2014). Wilde Jahre – Positiv und gelassen durch die Pubertät. Freiburg: Kreuz

Streit, Ph. (2016). http://www.akjf.at/events/events/positive-psychologie-tour-2016

Streit, Ph. (2016). Ich will nicht in die Schule – Ängste in Motivation verwandeln. Weinheim: Beltz

Streit, P. et al (2015). The Development of a German version oft the Positive Psychotherapy Inventory (PPTI) and the PERMA Profiler. Poster at 4th World Congress of Positive Psychology, Orlando

Veenhoven, Ruut (May 2010). “Life is Getting Better: Societal Evolution and Fit with Human Nature”. Social Indicators Research. 97 (1): 105–122. doi:10.1007/s11205-009-9556-0. Retrieved 16 April 2013.

Werner, E. E, & Smith, R. S. (1992). Overcoming the odds: High risk children from birth to adulthood. Ithaca: Cornell University Press.

Werner, E.E. (1997). Vulnerable but invincible: High-risk children from birth to adulthood. Acta Paediatr Suppl. 422, 103-105.

Wong, P. T. P. (2011). Positive psychology 2.0: Towards a balanced interactive model of the good life. Canadian Psychology, 52(2), 69-81.

Wong, P. T. P. (2014, Spring). Positive aging in Canada. BC Psychologist, 3(2), 16-17.

Sobre o Dr. Philip Streit

Dr. Philip Streit, psicólogo clínico e de saúde, psicoterapeuta, supervisor, Consultor  de Vida e Social, Diretor do Instituto para a Criança, Juventude e Família (IKJF) em Graz, Austria.

Dr. Philip trabalhou por anos junto com o Prof. Martin Seligman de Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia. Ele é um membro do conselho da Associação de Psicologia Internacional Positivo (IPPA) e um dos principais especialistas na aplicação prática de intervenções positivas nos países de língua alemã.

As principais atividades

Avaliação Psicológica clínica e tratamento orientado para a solução sistémica de crianças, adolescentes e suas famílias

Treinamentos

Dr. Jeffery Show (hipnoterapia Ericksoniana)
Dr. Gunther Schmidt (hipnoterapia Sistêmica)
Frank Farrelly (Terapia provocativa)
Steve de Shazer (Terapia Breve Focada na Solução)
Dr. Fred Gallo (Psicologia Energética)

publicações de livros (selecção)

Anos Selvagens- Atravessando a puberdade, Freiburg 2014 (Cruz Vlg)
O 5×5 da Escola dos Pais – guia de ação, com M. Brunner-Hantschmann, Graz 2011 (Vlg Criança, Juventude e Família).
Cultura Jovem e Violência. O que torna nossos filhos agressivo, Wien 2010 (Sobre Reuther)

Contato
dpst@ikjf.at; ikjf@ikjf.at; ippm@ippm.at
www.ikjf.at; www.akjf.at; www.ippm.at

Mais infomrações…

Trainer

Psicólogo clínico, psicoterapeuta, supervisor, Consultor de vida e social, diretor do Instituto para a Criança, Juventude e Família (IKJF) em Graz, Austria.

Detalhes

12 a 16 de fevereiro de 2019

Coaches, líderes, artistas, professores e terapeutas.

É obrigatória a conclusão do módulo Psicologia Positiva Básico para a inscrição nesse curso.

Os participantes receberão um certificado de participação. Certificação Internacional: IPPM, DACH-PP, aprovado pelo IPPA.