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15/12/2018
O novo paradigma da ciência – o Pensamento Sistêmico – tem contribuído com o questionamento da mentalidade tradicional do que significa liderança. Integrando psicologia, neurociências, biologia, física, filosofia, gestão em transdisciplinaridade, novas competências buscam desenvolver o olhar e a postura sistêmica dos líderes eficazes. São elas:
1 – Autoconhecimento
Liderança é uma competência que começa com o autoconhecimento. Portanto, olhe para dentro, observe seus pontos fortes, virtudes, força de caráter e desafie seus pontos a melhorar. Quem não tem clareza dos próprios limites e vulnerabilidades, não tolera pensamentos e posicionamentos diferentes dos seus.
“Sem vulnerabilidade não há entrega, sem entrega não há mudança. Sem entrega uma parte de você trabalha arduamente arquitetando uma forma de continuar pequena, para não se expor e correr o risco da vergonha.” Bene Brown
2 – Autoliderança
Quando um líder reconhece que é humano e de tal forma falível, ele olha para suas questões e busca compreendê-las. Lidando com suas emoções, crenças, linguagem e comportamentos torna-se cada vez mais centrado. O líder aprende com o tempo que desenvolvimento pessoal e profissional é um processo, não uma meta. Ele é líder de si mesmo quando toma consciência de que está em construção.
“Só o homem é o arquiteto de seu próprio destino. A maior revolução em nossa geração é que seres humanos, modificando as atitudes mais íntimas de sua mente, podem modificar os aspectos exteriores de sua vida.” William James, 1902
3 – Presença e Centramento
Presença é ter o corpo e a mente no mesmo lugar. Atenção silenciosa e permanente em estado desperto. Estar ciente, estar atento, estar acordado e alerta são possibilidades que ampliam a construção desse significado. É estar tão plenamente no presente que não existe movimento nem para o passado, nem para o. Autoconsciência é estar ciente de si mesmo. O centramento antecede a presença. Você entra profundamente no agora, com consciência e forte orientação para o centro.
He po’i na kai uli, kai ko’o, ‘a’ohe hina puko’a. Embora o mar seja profundo e agitado, a rocha de coral se mantém em pé.
4 – Empatia Sistêmica
Observação, percepção, compreensão, intuição e sintonia. Vai além da capacidade de se colocar no lugar do outro e perceber o que se passa em seu íntimo. É também, identificar os diferentes sistemas envolvidos, ser empático com quem faz parte e mais precisa. Empatia gera confiança e confiança gera abertura. Só existe mudança quando há abertura, entrega e não julgamento, principalmente o próprio.
“Então olho para o sistema inteiro diante de mim. Eu o respeito e sinto quem mais precisa da minha empatia.” Bert Hellinger
5 – Ordens da Ajuda
Facilitar os processos internos e externos dos liderados, seguindo as ordens da ajuda, de forma que eles possam se desenvolver e crescer alinhados com os propósitos da empresa. Ajudar respeitando suas ambivalências, necessidades e limites. Liderar com foco nos objetivos audaciosos, porém concretos; com sentido claro e convincente; mostrando a direção e incentivando a mensuração. Posicionando-se de acordo com a hierarquia e equilíbrio de troca.
“Ajudar é uma arte. Como em qualquer outra arte, faz parte dela uma faculdade que pode ser aprendida e praticada. Também faz parte dela uma sensibilidade para compreender a pessoa que procura ajuda, isto é, a compreensão daquilo que lhe é adequado e, simultaneamente, daquilo que o expande para além de si mesmo, para algo mais abrangente.” Bert Hellinger
Rastreando as origens do conhecimento e habilidades que envolvem essas competências, vocês encontrarão a Programação Neurolinguística, o Coaching, as Constelações Familiares, a Consultoria Sistêmica e a Psicologia Positiva como principais metodologias para o desenvolvimento pessoal e profissional dos líderes eficazes.
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