Blog - Informações do e sobre o campo de verão

07 sinais de maturidade emocional diante do conflito

29/12/2018

A grande vantagem dos profissionais de alta performance hoje é a compreensão de que deve estar em constante desenvolvimento de suas competências essenciais e relacionais. É imprescindível que saibamos cada dia mais sobre nós mesmos e nossos clientes, pois esse aprendizado constituirá junto com a tecnologia os maiores diferenciais na entrega de valor.

Compreender como o ser humano funciona, como constrói seus modelos mentais sua realidade interna, como se comunica e se comporta. Mas, nada é mais instigante que conhecer como nós administramos nossas emoções e as dos clientes diante de um conflito.

Listamos 07 sinais de maturidade emocional que nós precisamos ter diante dos conflitos:

1 – Possui boa tolerância à frustração e contrariedade

Todos nós sentimos dor diante de injustiças e frustrações, não acredito que alguns sentem mais ou menos que outros (salvo psicopatologias). A questão é o modo como cada um de nós reage ao que lhe acontece. Tem quem suporta melhor a dor e tem que não suporta de jeito nenhum. Tem quem quer conversar e compreender e tem quem prefere fugir do conflito. Tem quem quer matar e tem quem quer morrer. Tem quem explode e tem quem implode. Tem quem se vinga impulsivamente e tem quem planeja sua vingança de forma traiçoeira.

Mas, tem também àquele que compreende que foi como foi, que cada um tem um modo de perceber o mundo, que não se faz de vítima e assume suas responsabilidades diante do conflito. Que busca a lição, o aprendizado e o autoconhecimento, sem precisar gerar a mesma dor e desconforto no outro ou nos outros. Apenas segue adiante administrando suas emoções diariamente até que a dor latente passe.

2 – Busca o equilíbrio no dar e receber

Possui capacidade de se colocar em metaposição e ser justo diante das circunstâncias, nem tão egoísta e reivindicar tudo para si mesmo e nem entregar tudo ao outro como sinal de generosidade ou superioridade. É firme o suficiente para buscar o equilíbrio e não os extremos, como vítima ou algoz.

3 – Coopera e respeita outras pessoas

Mesmo com dor e confusão consegue ser gentil com os outros. Adota uma postura de maior observação e tolerância diante do que não pode ser mudado. Não culpa o mundo por seus problemas, não desconta sua raiva em todos, não sai agredindo quem vê pela frente. Seus problemas pessoais não são justificativas para estupidez e desrespeito: “ó vida, ó azar”.

4 – Demonstra humor razoavelmente constante

Equilibra seu humor utilizando os fatos e não “alucinações” do que pensa ter acontecido. Busca racionalizar sentimentos e usa a compreensão como forma de regulação do humor. Não fica a mercê das emoções à flor da pele, conseguindo ter os pés no chão e certo bom senso no trato com os outros e adequação ao ambiente em que está. Ou seja, não explode, chora ou se desequilibra a qualquer sinal de contrariedade. Não vive nos extremos emocionais, mas consegue uma constância de humor.

5 – Desenvolve disciplina, autocrítica e domínio de si mesmo

Mesmo com dor a pessoa não se torna escrava de suas emoções, procura ajuda profissional, busca modos de lidar com isso, desenvolve planos e seguem com certa disciplina com objetivo de olhar para si mesmas também.

7 – Lida melhor com as questões do passado e com as incertezas do futuro

Quem tem maturidade emocional sabe o valor do estado de presença. Não é escravo do passado e nem refém do futuro. Está centrado no agora e sabe que só assim pode ter paz, abandonando no passado o que a ele pertence e buscando no futuro o que virá por si só, sem expectativas e medos. Mas, aproveitar tudo que vem com criatividade, humildade e coragem.

Estamos todos em construção, somos inacabados e “só o imperfeito tem futuro”.

 

por Marcella Santos


Buscar no Blog

ENTRE EM
CONTATO!

Dúvidas, sugestões e inscrições. Preencha os dados abaixo, que um de nossos consultores retornará seu contato. Será um grande prazer conversar com você!

Assim como você, também odiamos Spam!
Metaforum-Brasil

:: Copyright © 2019 METAFORUM BRASIL :: Todos os direitos reservados :: Desenvolvido por:  W.Trinca - Negócios Digitais

Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade