Blog - Informações do e sobre o campo de verão
04/01/2019
O que mais me impactou de Bernd quando o conheci foi sua simplicidade ao se apresentar, mas principalmente, o quanto ele dominava os assuntos que abordava, nunca se colocando acima de ninguém, mesmo ele sabendo muito sobre inúmeras questões. Bernd também tinha um senso de humor muito especial e lidava com as questões complexas das pessoas com muita suavidade e maestria. Conseguia conectar as pessoas com o que era mais importante e fazia todas as plateias se emocionarem quando trabalhava a dificuldade de uma pessoa em público. Ele tinha a coragem de fazer conexões entre diversas disciplinas, apesar de algumas pessoas tradicionalistas se incomodarem e ele era um eterno garoto rebelde, curioso, inteligente, inquieto. Ele gostava de se descrever como um artista, e de certa forma criou a Metaforum para ter o espaço onde se expressar, ainda assim, ele sempre quis chamar outros para esse espaço, os melhores em suas disciplinas, nem sempre os mais famosos ou bem sucedidos porque ele também desconfiava da fama e a autopromoção. Assim, criou um sistema inteiro de professores, terapeutas, curadores, alunos, simpatizantes, admiradores que o seguiam todo ano tanto na Europa como no Brasil. A busca dele era lançar mão de todo o que funciona encontrando o seu princípio fundamental e então recombina-lo com outro princípio útil, criando uma terceira dinâmica que surpreendia pela sua profundidade, eficácia e velocidade. Ele adorava um ditado alemão que afirma: “as soluções estão à espreita em todo lugar”.
O Coaching Integrativo Sistêmico é um sistema de métodos diversos e interconectados, provenientes de diferentes fontes, incluindo: Constelações Estruturais, PNL, Hipnose Ericksoniana, Terapia Sistêmica, Cinesiologia, Abordagens Energéticas e muito mais. Estes elementos são combinados de forma tal que formam novos modelos de entrevista, diagnóstico e intervenção, permitindo uma alta qualidade de conexão Coach-cliente, um acesso rápido aos padrões de bloqueio e o acesso às estruturas de solução com suavidade, elegância e ao mesmo tempo alta potência. Propõe uma filosofia de integração, nada é quebrado (como crenças ou limitações), nada é rotulado de sabotagem, é uma constante preservação e honra da história pessoal/ancestral. O método como um todo busca acessar a informação relevante da problemática de um cliente e o conecta com as fontes de solução que já estão presentes.
O método lança mão de todas as mentes presentes numa sessão, a mente cognitiva, a intuitiva, a somática (o corpo), a mente coletiva do sistema (“o campo” em termos de constelação); tanto no cliente como também no próprio Coach. Isto desfaz uma barreira clássica traçada entre Coach e cliente, considerando-a como um sistema vivo onde existem inúmeras possibilidades de acesso a informação, emoção, energia e criatividade. Os clientes descobrem que sua vida já é maravilhosa e tem enormes possibilidades para fazer acontecer seus projetos pessoais e profissionais. Quem estuda o método passa pelos 9 dias mais intensos que possa imaginar, conectando, descobrindo e despertando para seu potencial de se transformar e de transformar os outros. No período após a partida de Bernd eu assumi a responsabilidade de preservar e multiplicar este processo precioso e me permiti acrescentar elementos no curso que aceleram a absorção e a prática eficaz pelos participantes. Isto tem funcionado muito bem e estou muito satisfeito com as devoluções tanto de quem não conhecia o método como de pessoas fazendo reciclagem. O bom desta abordagem é que permite a um iniciante se colocar no mercado com efetividade técnica, e ao mesmo tempo para alguém que já tem outras formações nesse meio, traz uma restruturação poderosa das possibilidades e da velocidade da mudança.
Minha primeira formação foi em engenharia eletrônica, aí me desenvolvi no estudo, planejamento e projeto de sistemas complexos, minha mente abraçou o pensamento científico e cartesiano, tive a oportunidade de trabalhar em grandes empresas globais ainda na Argentina. Depois me projetei na área comercial e fiz um MBA em administração de empresas, participando em grandes projetos em sistemas de missão crítica. Ao mesmo tempo percebi que o humano nas corporações não é prioridade e que existia muito sofrimento. Resolvi me reinventar a partir de um Mestrado em Ciências Espirituais que me levou a uma mudança profunda, na qual vim para o Brasil em 2000 e escolhendo o Rio de Janeiro como meu lar, resolvi que ia ajudar pessoas a criarem vidas melhores para si e para outros, me imaginei me tornando um consultor na época porém sentia falta de uma ferramenta de mudança pessoal. Sincronicamente encontrei a PNL e conectou perfeitamente com minha mente prática e estruturada. Fiz a jornada completa na PNL e pratiquei por anos dentro de uma empresa de treinamentos. Em 2004 me formei como Coach PNL, e 2 anos depois conheci Bernd Isert. Assisti a minha primeira constelação e participei como representante dentro de outra, me dei conta que não tinha como encaixar essa experiência real nas estruturas antigas, era impossível. Era verdade e era incompreensível. Então não pude não mergulhar nisso e ano após ano grudei em Bernd e meu foco e dedicação me levaram a tornar-me parte da equipe permanente da Metaforum, como assistente, como tradutor de Bernd e depois como treinador de Coaching e PNL. Um fator importante nesta dedicação foi a constatação de que muitas das técnicas do Coaching Integrativo Sistêmico faziam parte de meu Mestrado e Doutorado em Ciências Espirituais, com um uso diferente porém os mesmos princípios. Para mim esse foi um fato que me afirmou que estava no caminho certo, agora sei que tudo faz sentido.
Como eu comentei mais cedo venho de uma formação cartesiana, científica, e há não muito pouco tempo atrás, luz, eletromagnetismo, radiação, apenas citando alguns exemplos, eram fenômenos incompreensíveis, atribuídos a forças além da compreensão humana. As dinâmicas holísticas, sistêmicas com as que lidamos na Metaforum tem uma base factual, disponíveis para quem quiser investir e ter sua própria experiência. É sim um território delicado que se presta a vários equívocos e certamente há espaço para abordagens levianas ou sem fundamento. Eu pessoalmente e na Metaforum abordamos o sistêmico e a consciência humana como uma nova fronteira a se desenvolver, onde as novas soluções para pessoas e organizações do futuro serão encontradas, mas não como uma coisa estática, uma técnica, e sim mais como uma filosofia de vida, criativa, pacífica e humana. Toda tradição milenar abraça o holístico e o sistêmico, e certamente nosso futuro está lá. A prática responsável e consistente destes métodos cria resultados visíveis e palpáveis.
Eu queria citar alguns exemplos da última edição em Porto Alegre.
“Vim buscar um curso e sai transformado”, “Isto não é uma formação, é uma filosofia de vida”.
Para mim é um convite a entrar num espaço onde você será conectado com seu potencial, sua essência, seu amor e sua energia para cuidar melhor de si e para ajudar a cuidar de outros, combinando arte e ciência. Porém o mais importante é aprender a exercer uma liberdade consciente que nos leva a conectar todo nosso saber e toda nossa experiência para servir a si e a outros, dando um significado maior para nossas vidas.
Conheça a Formação em Coaching Integrativo Sistêmico do Metaforum, que será realizado nos dias 12 à 20 de fevereiro de 2019 em SÃO PEDRO – SP
:: Copyright © 2019 METAFORUM BRASIL :: Todos os direitos reservados :: Desenvolvido por: W.Trinca - Negócios Digitais