Blog - Informações do e sobre o campo de verão
07/10/2019
Matthias Varga von Kibed disse que todas as palavras que não cabem numa caixa, como por exemplo, uma cadeira, um lápis, uma almofada e etc. são palavras que têm significados diferentes. Para João, por exemplo, mãe significa felicidade e para Luiz mãe é a pessoa mais chata que existe. A palavra é a mesma.
Quando criança amava muito um jogo que se chama “Eu vejo algo que você não vê “. Como funciona esse jogo?
É assim: Um amigo fala “eu vejo algo que você não vê e isto é verde”. Um outro fala: é a balança? Não. Outro fala: é a árvore? Não. Mais um: é a bola? Não. É o cacto? Sim.
Cada um focou em algo diferente.
Imagina, uma criança que leva um tombo na rua e grita muito. Alguém vê e diz: “que horrível, que dor” e até sente a dor da criança. Um outro vê e diz: “que gritos horrorosos”. E um terceiro diz: “a mãe está junto. Desse jeito se aprende na vida”. A informação é a mesma pelos 3, porém, cada um inconscientemente processa a informação de um modo.
Com esses exemplos quero falar algo sobre o funcionamento do ser humano. Normalmente cada um vê algo diferente e isto nunca é a realidade, apenas uma possibilidade. Cada um de nós é limitado na percepção daquilo que se mostra.
Com a visualização/constelação podemos conectar com informações existentes além da nossa imaginação. E com uma visão mais ampla podemos nos recolocar com mais sucesso.
Na formação você aprenderá essa ferramenta e ainda vai conhecer o pensamento sistêmico/complexo.
Somos todos educados num pensamento linear/mecanicista/cartesiano, onde para tudo existe certo e errado, bom e mal. Esse pensamento manifesta as nossas limitações de percepção, pois julgamos a partir das nossas realidades.
O pai que bate no filho é ruim, julgamos ele e não perguntamos: O que fez ele bater? Talvez ele aprendeu bater no contexto da própria vida e como todos nós, limitado, acha que é a verdadeira forma de educar o filho. E mesmo batendo no filho, o ama muito.
Na empresa o colaborador é julgado por ser ineficiente e desejam demiti-lo por isso. Não olham para: “qual pode ser a origem do problema”. Poderia ser que a função dele não tem forte demanda e ele, inconscientemente percebendo isto, briga e luta.
É importante incluir no trabalho novos conhecimentos sobre o funcionamento do ser humano e a partir disto possibilitar mudanças.
Falei de uma pequena parte que vamos olhar nas formações, seja familiar como organizacional, para depois poder ampliar com a visualização/constelação a visão. Com uma visão mais ampla as nossas decisões ficam mais sólidas.
Quem ministrara o curso é a trainer Cornelia Benesch ela participa de um projeto de pesquisa internacional relacionado as constelações, sintomas e doenças e é presidente da associação do trabalho de constelação (ABC Sistemas). Também é consultora em formação em constelação sistêmica, PNL e processo de Diálogo.
Não perca tempo, vagas limitadas!!
:: Copyright © 2019 METAFORUM BRASIL :: Todos os direitos reservados :: Desenvolvido por: W.Trinca - Negócios Digitais