treinamento-evento-metaforum-2019
Metaforum-Brasil-100

 Veja aqui no nosso Blog  semanalmente 
entrevistas, dicas e muita informação sobre Ciências Comportamentais, Coaching, Integrativos, Constelações e Desenvolvimento Organizacional.   

O Metaforum Brasil 2020 está sendo especialmente preparado para que você possa vivenciar plenamente
essa experiência transformadora!

Os sistemas que nos integram | Metaforum Brasil

22/07/2019

“Os problemas não resolvidos em uma família se refletem nas empresas e na profissão” Bert Hellinger.

 

Com esta frase começo a coluna deste mês. Nos últimos meses, estive em algumas cidades brasileiras como Sinop/MT e Uberlândia/MG para ministrar o módulo de Constelação Organizacional para estudantes e profissionais de diversas áreas de atuação. A Constelação Organizacional, dentro da terapêutica desenvolvida por Bert Hellinger, ocupa-se no olhar para as relações, vínculos, comunicação, fluxo e interações no campo profissional dos clientes. O pensamento sistêmico foca nos diversos sistemas que integramos, que estão interligados e atuam, influenciam, e comunicam-se uns com os outros.

 

Desta maneira, temos: o sistema familiar nuclear, o sistema familiar expandido, o sistema acadêmico-escolar, o sistema relacional, o sistema social, o sistema profissional, o sistema de nossa cidade, seguido do de nosso estado, de nosso país, o sistema cultural e assim por diante. Se considerarmos cada um destes sistemas como uma circunferência, poderemos visualizar alguns menores, outros maiores – em suas proporções e qualidade de interesse e influência em nossa vida – mas sempre interligados em maior ou menor grau. E todos nos influenciam direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente. Estas “circunferências” ou sistemas têm memória e ocupam lugares em nossas vidas. São sistemas vivos. Por vezes repetimos lugares ou deslocamos lugares de um sistema para o outro.

 

Às vezes há congruência nisto, outras vezes incongruência. A incongruência leva a mal-entendidos e conflitos. Por isso é importante analisarmos tais “circunferências” de diversas perspectivas e por vezes nos distanciarmos de certas situações para observá-las de outros pontos de vista. Como facilitadores não olhamos para o incidente, mas sim para os padrões. No caso, padrões disfuncionais ou geradores de incongruência entre o cliente e seu(s) meio(s). O objetivo é focar em soluções, possibilidades. Poder reconhecer o que se mostra, diferenciar as situações e pessoas e então aprender, crescer e agradecer.

Por René Schubert

 

 

Referência Bibliográfica

Hellinger, B. – (DVD) Leis básicas dos relacionamentos aplicadas aos negócios. Editora Atman. 2 volumes, Março e Abril de 2009, São Paulo

Schubert, R. – Palavras mágicas. Jornal Zen. N°169, Ano 15, Pagina 6, Campinas, Março 2019

Schubert, R. – Constelação Familiar: impressa no corpo, na alma, no destino. Reino Editorial, 1ª.Edição, São Paulo, 2019

 

René Schubert é trainer no Metaforum, confira abaixo o curso ministrado por ele:

>>Práticas Sistêmicas<<


logo-metaforum-200

O Metaforum
é o caminho de desenvolvimento para grandes lideranças. Se você se sente desanimado com os rumos que a sociedade está tomando. Continue lendo »

Buscar no Blog

ENTRE EM
CONTATO!

Dúvidas, sugestões e inscrições. Preencha os dados abaixo, que um de nossos consultores retornará seu contato. Será um grande prazer conversar com você!

Assim como você, também odiamos Spam!
Metaforum-Brasil

:: Copyright © 2019 METAFORUM BRASIL :: Todos os direitos reservados :: Desenvolvido por:  W.Trinca - Negócios Digitais