Blog - Informações do e sobre o campo de verão
23/12/2019
Por observadores isso até se parece um pouco com mágica, e mesmo assim o wingwave® causa uma mudança rápida e eficaz que abre o caminho para a conquista de seus próprios objetivos.
O que há por trás disso?
Francine Shapiro desenvolveu este método conhecido como EMDR – (EYE MOVEMENT DESENSITIZATION AND REPROCESSING, em português: Dessensibilização e Reprocessamento do Movimento dos Olhos) – para o setting terapêutico, especialmente e com
grande sucesso no tratamento de traumas. O EMDR atinge mais de 80% de sucesso nos tratamentos de um cliente com menos de 5 sessões. Isso é comprovado por mais de 20 estudos randomizados/aleatórios. Em razão do ceticismo de muitos médicos e psicólogos, a pesquisa científica deste procedimento tem sido realizada intensamente. No Wingwave® Coaching esse método foi trazido para uma configuração de coaching, para que pudéssemos agregar ao processo essa técnica muito pesquisada.
O que exatamente essa mudança rápida faz?
Funciona quase como mágica, o coachee repentinamente se sente consideravelmente melhor depois de 3 a 5 “conjuntos de piscadas” (wink sets), ele perde os medos, sente alegria, curiosidade e coragem, alivia o estresse, a ansiedade de voar ou de uma prova importante, dissolve padrões de bloqueio, consegue efeitos de melhora de desempenho, ou atinge metas estabelecidas.
O método funciona com as chamadas fases REM (Rapid Eye Movement, ou Movimentos Rápido dos Olhos), que ocorrem automaticamente em uma determinada fase do nosso sono. Os olhos se movem muito rápido para frente e para trás. Nesta fase do sono, que se repete cerca de 5-7 vezes por noite, os conteúdos negativos que ainda estão suspensos no sistema límbico são processados e armazenado. Por essa mesma razão tendemos a ter sonhos negativos – mas esse processo é algo bom. Não se preocupe se você sonhar de forma negativa, está tudo bem com você!
A bíblia nos diz: “O Senhor é seu em seu sono”, e o versículo é bastante correto ao dizer sobre os conteúdos negativos experimentados: Durma uma noite sobre a questão e o mundo parecerá bem diferente”
Muitas vezes, no entanto, se ficar muito pesado… nem tudo pode ser processado.
No coaching, portanto, exatamente esses mesmos processos são usados em “fases REM acordadas”, já que o sono não é “finaliza” com alguns conteúdos emocionais negativos que produzem bloqueios e estresse. Numerosos testes científicos e técnicas de imagiologia neuro-médica confirmaram estes efeitos benéficos das fases “acordadas REM”. Isso faz do wingwave® um dos métodos de treinamento mais cientificamente pesquisados.
E isso é fácil assim?
A princípio, sim – e eu estava inicialmente absolutamente cético – mas há uma certa sequência a ser observada e respeitada. Então não é como bastasse você simplesmente “acenar” na frente do cliente e está tudo certo. Ela precisa de um fluxo de processos claramente estruturado que prepare diferentes estágios do curso da doença/problema. Também a estimulação bilateral prossegue de acordo com certas especificações que devem ser aprendidas. Existe uma “árvore de instruções” que define com precisão quais eventos são trabalhados. Pergunta-se: São emoções negativas, estressores físicos e/ou padrões sistêmicos que bloqueiam? Isso é testado com o teste miostático após a árvore de instruções, para que possa ser aplicado onde for necessário.
Como um consultor ou coach aprende este procedimento?
O procedimento é certificado devidamente registrado. Apenas um técnico autorizado da wingwave® pode usar este procedimento, pois é necessário muito conhecimento prévio para usá-lo facilmente e sem complicações. Apenas coaches ou consultores com pré-requisitos são admitidos para esta educação reconhecida.
Um treinamento de 4 dias irá qualificá-lo e certifica-lo no Coach Wingwave® devidamente.
:: Copyright © 2019 METAFORUM BRASIL :: Todos os direitos reservados :: Desenvolvido por: W.Trinca - Negócios Digitais